Qual a importância da CPA para o corpo docente e discente?
A CPA é um instrumento que possibilita ao corpo docente, discente e todos os segmentos acadêmicos, a sua autoavaliação e a oportunidade de crescer partindo do conhecimento de sua própria realidade, de suas limitações e potencialidades.
O que muda na instituição após a implantação dessa comissão?
Muita coisa. Mudanças na estrutura física, na gestão institucional, na forma de cada um perceber a faculdade e em credibilidade junto ao MEC. Além de possibilitar interação entre os diversos segmentos acadêmicos.
A CPA é um meio de canal de comunicação entre docente e discente?
Sim. Embora o trabalho da comissão tenha que ser imparcial, procuramos levar a percepção de cada um dos envolvidos no processo de avaliação ao conhecimento de todos.
Podemos dizer que a CPA é um setor utilizado pela comunidade acadêmica para solicitar melhoria na infraestrutura da instituição?
Também. Mas existe uma missão ainda maior que é a de melhoria das condições de ensino oferecido pela instituição, além de atender às exigências do MEC quanto à avaliação institucional. Isso é prioritário. A CPA não é uma ouvidora de um segmento específico, mas utiliza da pesquisa estatística para construção do relatório institucional.
A CPA pode punir um professor que não foi bem avaliado?
Não. Ela apenas encaminha os resultados para as pessoas responsáveis pela tomada de decisão quanto aos resultados da avaliação.
O que é a avaliação de cursos?
A Avaliação dos Cursos de Graduação é um procedimento utilizado pelo MEC para o reconhecimento ou renovação de reconhecimento dos cursos de graduação.
O que é analisado na avaliação de cursos?
A organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente e técnico – administrativos e as instalações físicas.
Como é feita a avaliação de cursos superiores?
A avaliação é feita de forma periódica, com o objetivo de cumprir a determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Superior, a fim de garantir a qualidade do ensino oferecido pelas Instituições de Educação Superior.
Onde podem ser encontradas mais informações sobre as avaliações de cursos do ensino superior?
Todas as informações estão disponíveis no site do INEP.
Como é feita a avaliação externa?
Ela é realizada por comissões designadas pelo Inep, órgão do governo ligado ao Ministério da Educação. A avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e nos relatórios das autoavaliações. As comissões realizam as visitas in loco.
Qual o conceito mínimo e máximo necessário para o reconhecimento de um curso de uma instituição de ensino superior?
O conceito mínimo é três e o máximo é cinco para as dimensões avaliadas.
Os alunos são consultados na avaliação externa?
Sim. Eles são ouvidos pelos avaliadores do MEC por ocasião da visita in loco.
Qual a tarefa da CPA?
Organizar o processo de autoavaliação. Após a pesquisa e coleta de dados, a Comissão elabora um relatório que é encaminhado ao MEC. O balanço é entregue à diretoria para que seja feita uma autoavaliação e consequentes soluções em recursos para as necessidades encontradas.
O que é a avaliação institucional e quando ela acontece?
A autoavaliação é um processo cíclico, de reflexão e autoconsciência institucional. Ela acontece em duas etapas: Avaliação Institucional e Avaliação Institucional Parcial.
Onde você encontra o Relatório Institucional?
No Portal GFG (
portalfg.com.br), biblioteca, Centro de Saúde FG e FG Laboratório de Análises Clínicas.