Como surgiu
A primeira Empresa Júnior surgiu na França em 1967, na ESSEC (LEcole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales de Paris). Em 1986, quando já existiam mais de 100 empresas juniores francesas, o conceito começou a difundir-se pelo restante da Europa, onde encontrou novos formatos e ocasionou, em 1990, a criação da confederação européia de empresas juniores, a JADE (Junior Association for Development in Europe). 
Hoje existem empresas juniores espalhadas por todo mundo, em pelo menos quatro continentes. Na França, onde é mais antigo, o Movimento conta com cerca de 115 empresas juniores, que movimentam anualmente mais de 20 milhões de dólares, e envolvem diretamente cerca de 20.000 estudantes.

A idéia de Empresa Júnior foi trazida ao Brasil pela Câmara de Comércio França-Brasil, que em 1987 publicou um anúncio num jornal convocando jovens interessados em implantar uma Empresa Júnior. O anúncio deu resultado, e já nos anos seguintes, após viagens para a Europa, enfrentar burocracias e a oposição de muitas pessoas, surgiam as três primeiras empresas juniores do país: EJ-FGV, Júnior FAAP e Júnior Poli Estudos.

Em 1990, essas três empresas juniores, e mais os recém formados Júnior Mackenzie, GEPEA, Júnior 3E e Mauá Júnior, fundaram a FEJESP; a primeira federação de empresas juniores das Américas. Poucos anos depois foram criadas a FEJESBA (Bahia) e a FEJESC (Santa Catarina). Hoje, na Europa, o MEJ existe em 13 países reunindo 300 empresas juniores e 20.000 empresários juniores.

No Brasil estima-se que o MEJ já reúna 450 empresas juniores e 13.500 empresários juniores.

Copyright 2011.1. FACULDADE GUANAMBI. Todos os direitos reservados.
Telefone: -