Prefeito e vereadores visitam obras do novo campus da FG

 

Na manhã desta terça-feira (5), os diretores da FG acompanharam o prefeito e os vereadores a uma visita, solicitada pelo vereador Edilmar Ladeia, Nenzinho, às obras do novo campus da instituição. A nova estrutura, que está sendo construída na Avenida Governador Nilo Coelho, conta com área de 30.000 m², compreendendo uma edificação de 12.000 m² composta por 42 salas de aula, três laboratórios de informática, Auditório/Cine/Teatro com capacidade para 740 lugares sentados, ampla biblioteca de 800m², 16 laboratórios de práticas de ensino para os cursos de saúde, setores administrativo e acadêmico, espaço de convivência para alunos, quadra poliesportiva, campo de futebol, além de estacionamento planejado para mais de 250 veículos. A FG também atentou à comodidade de seus funcionários e motoristas de vans, que transportam alunos da região à Faculdade. Eles contarão com espaço reservado a descanso, refeitório, banheiros, vestiários e sala de vídeo e tv.

Para o Diretor Geral da FG, Felipe Duarte, esta política foi pensada também para propiciar melhor acolhimento aos motoristas que transportam os alunos da instituição. “Além do conforto para os motoristas, isto promove segurança no deslocamento dos nossos estudantes às suas cidades de origem. Traz-nos mais paz saber que estes motoristas retornam às suas cidades mais descansados, diminuindo a margem para acidentes”, acrescentou Felipe Duarte.

Cinema e Teatro em Guanambi- Outro destaque, segundo o diretor, trata-se da implantação do Cine/Teatro FG, cinema que estará integrado ao circuito nacional, suprindo uma carência histórica na cidade de Guanambi e na sua região. “A FG mais uma vez sai na frente e inova na oferta de serviços à população de Guanambi, desta na vez na implantação do Cine/Teatro FG que, mesmo funcionando pontualmente aos finais de semana, estará integrado à agenda cultural de Guanambi”, argumentou Felipe Duarte.

Para o prefeito Charles Fernandes, o Auditório/Cine/Teatro será um destaque para a cidade, viabilizando não somente as agendas da instituição, mas uma série de eventos públicos de interesse da comunidade regional. “Com o espaço deste porte, poderemos trazer eventos de interesse coletivo e de proporções significativas, uma vez que os espaços hoje disponíveis à cidade (Câmara dos Vereadores e Centro de Cultura) não comportam mais que 300 lugares. Estou impressionado e feliz com o tamanho e a concepção do projeto que vocês estão realizando para a nossa região”, ressaltou o Prefeito.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Agostinho Lira, bem como para os demais vereadores, impressiona o tamanho do projeto e o ritmo de realização das obras. “Podemos afirmar que a FG está instalando uma estrutura física na nossa cidade compatível às melhores estruturas dos grandes centros educacionais”, afirmou o presidente Agostinho.

Ainda segundo o diretor, o projeto do novo campus foi estruturado obedecendo às normas de segurança e determinações do Ministério da Educação (MEC). Na composição do projeto foram construídas saídas de emergência e sistema de combate a incêndio com hidrantes e sensores de fumaça. Pensando também na escassez de água enfrentada por nossa região, foi projetado sistema de captação de água de chuva, com capacidade de captação superior a 3,5 milhões de litros de água. O sistema possui reservatório de 700 mil litros.

Durante a apresentação das obras, o prefeito Charles Fernandes e os vereadores asseguraram a pavimentação da pista de desaceleração, paralela à rodovia, bem como a pavimentação da rua confrontante à área da Bial.

O diretor acadêmico administrativo, Georgheton Melo Nogueira, explanou alguns dados socioeconômicos que reforçam o papel da FG na cidade de Guanambi, demonstrando que a instituição tem alunos originados em mais de 60 municípios da Bahia e outros estados. Também defendeu a necessidade de pavimentação das outras ruas do entorno do campus, bem como o escoamento da água ao seu curso natural e a adequação do trânsito na área, considerando a possibilidade de reformulação da rotatória na chegada da cidade. “Estas solicitações foram feitas visando soluções de problemas que irão surgir em decorrência do aumento da movimentação. Pensamos num acesso seguro, que zele pela vida das pessoas, visto que o tráfego será bastante considerável. Estimamos em 3 mil pessoas/dia somente no primeiro ano. Pensamos também na melhor estruturação para os bairros. A pavimentação para as outras duas ruas irá melhorar o acesso da população do bairro São Sebastião, além de ampliar as possibilidades de investimentos em novos empreendimentos, tendo em vista que a instituição ancora movimentações econômicas, redefinindo social, cultural e economicamente aquele território”, conclui Georgheton.

Outra solicitação refere-se à solução definitiva para o escoamento da água, evitando enchentes. Isto constitui uma ação fundamental para alavancar o desenvolvimento desta área da cidade.

“Nós já adiantamos neste processo. Contratamos estudo topográfico e entregamos diretamente ao presidente da Câmara Municipal de Vereadores o projeto de canalização e escoamento da água”, informou o Sr. Pedro Duarte, sócio mantenedor da FG, que na oportunidade demarcou a necessidade de urgência nas obras, já que deseja realizar a mudança para o novo campus a partir de dezembro deste ano.

"Sem dúvida nenhuma a FG é uma das grandes geradoras de emprego e renda de Guanambi. Parabenizo a equipe da FG pela determinação e investimento em nossa região e entendemos todas estas necessidades explanadas. Iremos trabalhar para atender todas as necessidades, haja vista que as soluções irão resolver problemas não somente da Faculdade, mas dos bairros e das condições de crescimento da cidade, sem falar no fato de este projeto estar numa das principais entrada e saída de Guanambi", disse o prefeito.

Apoio do Legislativo - O presidente da Câmara, vereador Agostinho Lira, destacou a importância financeira da FG para o município. "São mais de dois mil alunos que movimentam a economia de nossa cidade. Iniciativas como esta fazem com que Guanambi se torne referência na região", disse.

Para o vereador Vandilson Medeiros, a FG já é referência em ensino superior na Bahia. "A FG contribui decisivamente para fomentar a economia do nosso município, e tem total apoio do Legislativo para continuar crescendo", afirmou.

O vereador José Carlos Lélis, popularmente conhecido como Latinha, afirmou que a construção da sede própria da FG vem somar aos demais investimentos que estão sendo feitos em Guanambi. "Todo investimento em educação tem um impacto direto na cidade, pois estimula o desenvolvimento e a geração de empregos", enfatizou.

Já o vereador Hugo Costa salientou que a FG, ao longo dos últimos 10 anos, se consolidou como referência em educação na região. "Nosso mandato está à disposição com o objetivo de apoiar iniciativas que fortaleçam a educação e o desenvolvimento de nossa cidade", destacou. O vereador Edilmar Ladeia, mais conhecido como Nenzinho, declarou: "Sempre fui um defensor incondicional da FG, pois a mesma é de fundamental importância para nossa cidade".

Também estiveram presentes na visita os vereadores Vitor Bonfim, Neto de Dim, Zaqueu, Agostinho de Morrinhos e Vanilson Flores (Dr. Son); Jairo Magalhães, secretário Municipal de Planejamento; Marcos Perrone, gerente administrativo da FG; Alexander Santana, sócio-mantenedor da FG; o cadista Danilo Fernandes e o mestre de obras Antônio Carlos, além de repórteres e fotógrafos.

 

 

 
Copyright 2011.1. FACULDADE GUANAMBI. Todos os direitos reservados.
Telefone: -